Ano passado (2010) tive uma experiência que me mudou em muitos aspectos: dei aulas de matemática em um cursinho popular na comunidade de São Remo (ao lado da USP) - São Paulo, SP.
Começamos com aproximadamente 12 alunos e 10 professores. Ao longo do ano, por diversos fatores, muitos não puderam continuar e terminamos com 3 alunos e aproximadamente 5-7 professores.
Não vou entrar na discussão com relação aos números acima. Esse não é o ponto desse post (quem sabe futuramente).
Nas primeiras aulas fiquei espantado com o déficit de conhecimento matemático (não só matemático, mas vou me ater a isso por ora). Depois disso surgiu uma revolta, como era possível alguns terem o privilégio de aprender tanto (eu incluso) e outros simplesmente nem sabiam que não sabiam quase nada (ok, isso é relativo, eu também não sei quase nada)?! O próximo passo foi enxergar que mesmo a forma como eu aprendi (e aprendo) matemática, parece ser um tanto equivocada se comparada à maneira como o conhecimento matemático é construído (falo mais sobre isso em outros posts). Finalmente cheguei a quais consequências (é triste não escrever mais conseqüência) são geradas por esse método de ensino matemático para a sociedade de forma geral, e é nesse ponto que me encontro hoje.
Tenho pensado sobre muitas dessas coisas, discutido com amigos, reformulando e revendo muitas opiniões, e é sobre isso que pretendo falar nos próximos posts.
Que fique claro, sou somente um estudante de Ciências da Computação, jovem, inexperiente e idealista em muitos aspectos tentando entender e melhorar o país e a mim mesmo.
Sapere aude!
parabens pela inciativa Toshi! nobre atitude.
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