O que esperar desse blog...

Depois de muitas mudanças na minha maneira de ver o mundo, comecei a refletir sobre um ponto em especial: a educação, especialmente a educação matemática. Decidi então fazer esse blog para organizar e dividir as minhas idéias, críticas e sugestões. Sapere Aude (ouse saber): esse é um grande desejo que tenho hoje para mim e para o Brasil, que um dia deixemos de ser esses Homo stultus (homem estúpido - tradução livre) para finalmente sermos verdadeiros Homo sapiens!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Motivação (ou, por que escrever um blog sobre educação?)

Ano passado (2010) tive uma experiência que me mudou em muitos aspectos: dei aulas de matemática em um cursinho popular na comunidade de São Remo (ao lado da USP) - São Paulo, SP.


Começamos com aproximadamente 12 alunos e 10 professores. Ao longo do ano, por diversos fatores, muitos não puderam continuar e terminamos com 3 alunos e aproximadamente 5-7 professores.

Não vou entrar na discussão com relação aos números acima. Esse não é o ponto desse post (quem sabe futuramente).


Nas primeiras aulas fiquei espantado com o déficit de conhecimento matemático (não só matemático, mas vou me ater a isso por ora). Depois disso surgiu uma revolta, como era possível alguns terem o privilégio de aprender tanto (eu incluso) e outros simplesmente nem sabiam que não sabiam quase nada (ok, isso é relativo, eu também não sei quase nada)?! O próximo passo foi enxergar que mesmo a forma como eu aprendi (e aprendo) matemática, parece ser um tanto equivocada se comparada à maneira como o conhecimento matemático é construído (falo mais sobre isso em outros posts). Finalmente cheguei a quais consequências (é triste não escrever mais conseqüência) são geradas por esse método de ensino matemático para a sociedade de forma geral, e é nesse ponto que me encontro hoje.

Tenho pensado sobre muitas dessas coisas, discutido com amigos, reformulando e revendo muitas opiniões, e é sobre isso que pretendo falar nos próximos posts.
Que fique claro, sou somente um estudante de Ciências da Computação, jovem, inexperiente e idealista em muitos aspectos tentando entender e melhorar o país e a mim mesmo.

Sapere aude!

Um comentário: