O que esperar desse blog...

Depois de muitas mudanças na minha maneira de ver o mundo, comecei a refletir sobre um ponto em especial: a educação, especialmente a educação matemática. Decidi então fazer esse blog para organizar e dividir as minhas idéias, críticas e sugestões. Sapere Aude (ouse saber): esse é um grande desejo que tenho hoje para mim e para o Brasil, que um dia deixemos de ser esses Homo stultus (homem estúpido - tradução livre) para finalmente sermos verdadeiros Homo sapiens!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Título (ou, de onde veio esse título pseudo-intelectual)

"Sapere aude" (ouse saber) era uma frase que um dos meus professores de história sempre colocava em suas provas. Sempre tive muitas críticas ao colégio de maneira geral, mas esse professor de história (matéria que aprendi a admirar muito graças a ele) eu guardo como um dos professores mais importantes na minha formação pessoal.

Essa maneira de pensar me parece muito pouco comum nos dias atuais (talvez, não só nos dias atuais, mas isso é outro problema...). É muito mais cômodo (pelo menos aparentemente) não buscar aprimorar seus conhecimentos a cada novo dia, questionar, mudar, ouvir. Afinal de contas, a escola é, para muitos, nada mais que um martírio que nossos pais nos forçam a enfrentar por anos a fio, ou o lugar que vamos para nos encontrar com nossos amigos para ouvir uma pessoa que acha que sabe o que é importante nessa vida (e ela realmente acredita que brincar e se divertir não são o ponto principal, e que devemos decorar milhares de fórmulas, nomes, datas, etc.)

Nossos professores (agora mais especificamente de matemática) aprenderam a ensinar da forma como foram ensinados e não como o conhecimento foi produzido. Acredito que seja importante nos questionarmos quanto ao motivo de quase ninguém gostar de matemática, sendo que o pensamento lógico, que dizemos ser uma característica do Homo sapiens, é muito ligado a ela.


Meu pensamento costuma ser bastante confuso (acredito que o seu, amigo leitor, também seja), mas espero que ao longo dos próximos posts ele fique um pouco mais claro.

Resumindo, o ponto principal é: questionar e aprimorar.

E que venham os próximos posts!

Sapere aude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário