No post anterior falei sobre como entendo que a matemática é ensinada nas escolas atualmente. A idéia agora é tentar entender de onde surge esse tipo de conhecimento.
Grandes civilizações da Antiguidade são responsáveis por grande parte do conhecimento matemático ensinado nas escolas. Me pergunto como os antigos se desenvolveram tanto nesse sentido...
A resposta que consigo encontrar se resume a uma palavra: problemas. Como dividir as terras após uma cheia do rio Nilo, como prever a posição das estrelas daqui alguns anos, como construir palácios sem que eles caiam sobre a cabeça do imperador?
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-matematica/historia-da-matematica-6.php
Não gostamos de ter problemas não resolvidos. Os antigos também não, por isso buscavam maneiras de solucioná-los e assim a matemática se desenvolvia.
Você pode estar pensando que esqueci uma parte da história, já que desde muito tempo existem matemáticos (considerando por ora matemáticos como pessoas que dedicam suas vidas a desenvolver o conhecimento matemático)! E eu digo, sim, mas mesmo essas pessoas seguiam a mesma mentalidade de resolução de problemas.
Digo mais, acredito que toda a evolução que ocorre na matemática decorre da resolução de algum problema. Durante um período na história, alguns matemáticos que estudavam sobre a Teoria dos Números (um dos ramos da álgebra) se orgulhavam por pesquisar a única "matemática pura", pois não havia nenhuma aplicação real para o conhecimento gerado nessa área (no século passado, com o advento dos computadores isso mudou, pois esse conhecimento é a base da criptografia, mas isso não influencia no que quero dizer). Porém mesmo essas pessoas seguiam o mesmo procedimento: alguém surgia com um problema (uma conjectura), então todos tentavam resolvê-lo, evoluindo o conhecimento ao longo desse processo.
Fonte: http://xkcd.com/710/
Não quero me alongar muito sobre a questão. O ponto que queria colocar é: desde os primórdios o conhecimento matemático surge a partir de um problema, uma pergunta, ou seja, primeiro surge o problema e depois aprendemos a resolvê-lo (o que soa muito mais natural do que a forma mostrada no post anterior).
Percebe a inconsistência em nosso sistema de ensino?
Sapere aude!
Putz, Toshi, sempre me pergunto de onde sairam várias sacadas matemáticas também. E, quando a gente aprende na escola, parece que elas sairam do nada; magicamente o Pitágoras pensou que seria interessante fazer um teorema e mandou ver :]
ResponderExcluirMas, provavelmente, o caminho que ele percorreu foi esse, de atacar algum problema que o motivava na época. É bem interessante pensar dessa forma.
Belo post! Valeu.
Muito legal Toshi, li tudo!
ResponderExcluirTalvez seja legal ir na pedagogia para assistir alguma matéria, aula, palestra ou evento no qual você possa refletir um pouco sobre isso com a perspectiva deles.
Se quiser ver o blog que eu estou montando, como eu tinha de dito, é esse
http://machadoarts.wordpress.com/
Abraçao e até domingo!
Machado
falaaa too!
ResponderExcluirnao sabia desse blog aqui seu! haha
curti, interessante!
acho q eu tenho varias opinioes sobre o assunto, mas deixo para outro dia!
continuee escrevendo! its very nice!
quem sabe um dia a gnt possa se juntar para discutir sobre um metodo mais eficaz(?)(será que é esse mesmo o foco?) ou algo do gênero!
abraços!!
Uma das coisas que mais me disseram quando eu entrei na Poli (e antes mesmo de entrar) é que engenheiro serve pra resolver problemas, e que a gente aprende o que aprende na Poli pra estar apto a resolver problemas. Mas imagina se num lugar em que já existe essa ideia de que estão formando "resolvedores de problemas" as coisas são ensinadas assim (sem apresentar os problemas antes de nos mostrarem os "métodos" ou as "ferramentas" para tal), imagina em outros xD
ResponderExcluirAcho que no final das contas as pessoas precisam desbitolar bastante pra começar a perceber os problemas, ao invés de apenas "apresentarem" os problemas pra nós, também. E precisa também de mais contexto e visão de mundo, ou de um senso crítico curioso um pouco mais aguçado, pra questionar e procurar respostas. Só não faço ideia de como ensinar esse tipo de coisa na escola =P